Práticas de Fortalecimento Interno

Fortalecer e flexibilizar a coluna 

10 aulas

Com Lourenço de Azevedo

"Manter o nosso corpo saudável é um dever, caso contrário não conseguiremos manter a mente forte e com propósito" -  Buda

Antes da revolução industrial o homem sofria de desconfortos vários na zona lombar. Depois da revolução industrial pensou-se que pelo facto de haver menos esforço os desconfortos iriam cessar. No entanto, isso não aconteceu.

Continua a existir a vário níveis. Quer tenhamos um trabalho fisicamente desafiante quer passemos o dia sentados em frente ao computador.

Numa abordagem tradicional as costas têm uma importância vital na saúde e bem estar. É nas costas que reside a fonte da nossa energia vital. Nesta visão mais tradicional acredita-se que é nos Rins que se encontra a reserva de energia que permite criar adaptação e endurance ao meio que nos rodeia.

A expressão "falta de Rins" na impossibilidade de criar algo arrojado ou transformador na vida expressa o papel desta área em alturas de mudança.

No dia a dia tomamos contacto com esta realidade quando existe falta de mobilidade, tensão ou desconforto na zona lombar ou superior das costas ou quando já não existe forma como estar confortável quando estamos sentados ou mesmo deitados.

As costas facilmente se tornam um parente pobre da parte frontal do nosso corpo. É no entanto nas costas que reside a capacidade de nos mantermos de pé devido à coluna vertebral, é onde reside o nosso sistema nervoso central e onde tradicionalmente são criadas as possibilidades para realizar o que acreditamos ser o Nosso Sonho.

Para além da criação de hábitos regulares, este curso de aulas inclui exercícios destinados a desbloquear, flexibilizar e a fortalecer as costas.

Sobre este programa

Desde 1999 que tenho vindo a utilizar as práticas de fortalecimento Interno como método preferencial de terapia, para quem procura soluções terapêuticas personalizadas e a desenvolver programas de estudo que permitem a quem neles participa ganhar autoridade e autonomia sobre o seu espaço, tempo e recursos.

Cada sessão tem uma duração de 40 min. que lhe dá acesso a material que lhe vai permitir – independentemente do seu nível:

  • Fortalecer a sua prática, criando hábitos mais sólidos
  • Utilizar mais eficientemente o tempo actual de prática
  • Conhecer técnicas, que pode utilizar para potenciar a sua energia vital
  • Solidificar ou aumentar o tempo actual de treino
  • Criar bases teóricas, que permitem compreender melhor a prática
  • Conhecer o seu corpo de uma forma mais integrada
  • Beneficiar de todos os efeitos que as práticas de fortalecimento interno lhe podem oferecer
  • Fazer parte de uma comunidade motivada em desenvolver os seus hábitos de prática.

A quem se destina?

Independentemente do seu nível, de conhecimentos sobre esta prática, o fortalecimento da Imunidade e da postura são temas universais. Este bloco de aulas está aberto a todos os interessados em iniciar, ou fortalecer a sua prática individual, no sentido de trazer mais vitalidade ao seu dia a dia.

Formato 

As aulas deste curso são aulas Zoom gravadas no decorrer deste programa.

Para além dos vídeos de prática está incluído material de apoio para complementar este percurso com propostas de aprofundamento da prática.

Contribuição

 60 Euros

Participar

Professor

Lourenço de Azevedo

Iniciou os seus estudos em Medicina Tradicional Chinesa em 1998 e interessa-se pela área preventiva desta arte, nomeadamente a alimentação e o Chi Kung, o qual há mais de 20 anos que pratica e ensina.

É o fundador e coordenador dos Cursos de Chi Kung Terapêutico e Instrutores do Instituto Macrobiótico de Portugal. É o autor do Livro Regenerar editado em 2016 pela editora Marcador sobre hábitos saudáveis fruto do que escreve desde 2008 no blogue do seu site regenerar.pt.

Vive numa aldeia perto de Braga com a sua família onde é possível explorar o conceito de sustentabilidade pessoal que integra movimento, alimentação e natureza.

Descubra, práticas de fortalecimento interno direcionadas para suportar a sua imunidade
Tenha acesso a material adicional para fortalecer e complementar o seu percurso
Crie hábitos e rotinas de prática regulares e consistentes mesmo após o final deste curso
Participar