Regenerar App

Como Fortalecer as Pernas

Quando às vezes me lembro que os mecânicos e os lojistas que ficam nos seus locais de trabalho, não só durante manhã mas também à a tarde, sentados de pernas cruzadas, tantos – como se as pernas fossem feitas para sentarmos-nos sobre e não para estar de pé e caminhar. Henry Thoreau.

Quando estudei Medicina Tradicional Chinesa, o edifício da escola situava-se no terceiro piso do Ateneu Comercial, um antigo palácio do final do Sec. XVI, situado na baixa da cidade de Lisboa.

Associada à escola, existia também uma clínica. Todas as tardes, esta clínica estava aberta ao público, para consultas e tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa.

O facto de estar situada num terceiro andar à antiga, que significa algo muito semelhante a um quinto andar moderno, tornava-se para alguns pacientes desafiante. Pois por ser um edifício histórico, não tinha elevador.

Para alguns, era necessário querer mesmo iniciar um processo terapêutico e ter força de vontade, para numa primeira consulta disponibilizarem-se a subir até ao terceiro piso desta clínica.

Já no consultório, aqueles lances de escada, permitiam fazer uma pergunta aparente informal mas importante, para todo o processo de diagnóstico:

“Como foi para si subir as escadas?”

A resposta era determinante, no sentido de avaliar a Energia Vital do paciente.

Um dos sintomas que pode definir a vitalidade de um indivíduo é o cansaço nas pernas, especialmente quando sobe escadas.

Alguns paciente definiam como um cansaço interno nos ossos, ou na parte de trás, ou frente da perna. Estes sintomas acentuavam-se com o final do dia, ou em períodos de trabalho mais intenso.

Esta parte do corpo na Medicina Tradicional Chinesa, está relacionadas com os Rins e como dizem os clássicos, “As pernas são os pilares das costas”.

Os Rins, ainda segundo os chineses, são a origem da Energia Vital.

Falta de força nas pernas, está relacionada assim com falta de vitalidade no chão pélvico, nas costas, nos intestinos e órgãos reprodutores.

A pergunta: “Como foi para si subir as escadas?” era colocada em todas as consultas seguintes e isso para o terapeuta, permitia-lhe avaliar a eficácia do tratamento.

Á medida que a energia do Rim ficava mais sólida, a subida tornava-se mais fácil e com menos esforço para o paciente.

Quer diagnosticar a sua Energia Vital?

Faço-lhe o convite para hoje suba as escadas do seu prédio e do escritório onde trabalha – pelo menos cinco andares,  que evite as escadas rolantes do metro e utilize as escadas alternativas.

Observe em si estas três reacções que podem ajudar este diagnóstico:

Quando leu esta proposta:

  1. Sente cansaço só de pensar nisso
  2. Sente cansaço mas vai tentar
  3. Vê como um desafio que se predispõem a experimentar – pode até mesmo sentir-se entusiasmado e curioso
Mediante a sua resposta, pode avaliar a sua vitalidade actual.

O conjunto que inclui os pés, as pernas e as coxas são uma estrutura extremamente complexa.  A falta de contacto correcto dos pés com a Terra e um alinhamento estrutural inadequado, podem levar a alterações posturais, falta de firmeza no andar, falta de equilíbrio, quedas e insuficiência circulatória.

Na Medicina Tradicional Chinese, pode manifesta-se também como irritação excessiva, agitação mental, desordens menstruais, bloqueio da circulação da Energia Vital no abdómen inferior e nas costas.

Estas condições podem ser ainda agravadas, quando permanece demasiado tempo de pé, na posição sentada, ou deitada.

A minha proposta.

10 aulas para Fortalecer e Flexibilizar as pernas.

Nas prática de Fortalecimento Interno, as pernas são a raiz do ser humano e todas imagens que possam ser relacionadas com uma raiz fraca, ou uma raiz estável, remetem-se também a todo o potencial e possibilidades que os membros inferiores lhe têm para oferecer.

Uma raiz fraca corresponde a pernas débeis e menos vitalidade.

Uma raiz forte a pernas com mais vitalidade.

Assim, com este programa de aulas vão ser estudados e praticados exercícios que lhe permitem compreender como pode fortalecer e flexibilizar as suas pernas, unificando-as com as restantes partes do corpo.

Quando activadas de acordo com a estrutura individual de cada praticante, as pernas podem fornecer a raiz para se mover com a estabilidade necessária nos desafios e caminhadas que a vida lhe propõe.

Simultaneamente, este novo conjunto de aulas, permite-lhe criar um plano de estudos ao seu ritmo, com diversos níveis de desafio.

Para que possa desenvolver hábitos regulares e consistentes, ao mesmo tempo que leva estas práticas para o seu dia a dia.

Em cada curso exploro um tema diferente, para que os vários aspectos da sua vida possam ser beneficiados.

Começa amanhã

 

 

Widget is loading comments...


Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.