Regenerar App

NRG #07 - Ciclos da Natureza: O Que as Estações Nos Revelam?

Viver em harmonia com as estações do ano é um princípio que pode ser negligenciado, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a vida humana.

Neste artigo, será explorada a importância de se alinhar com as estações do ano, bem como as razões pelas quais a maioria das pessoas falha em aplicar esse princípio.

Serão apresentadas cinco princípios que destacam os problemas associados a essa falta de alinhamento e oferecem soluções práticas para integrar esse princípio na sua vida cotidiana.

Por que a maioria das pessoas falha em viver em harmonia com as estações do ano? É comum não ser dada a devida importância ao alinhamento com as estações do ano. As rotinas agitadas e compromissos diários criam um afastamento da conexão com a natureza e as suas mudanças sazonais.

Além disso, é comum na sociedade moderna valorizar-se a produtividade constante e o crescimento contínuo, o que leva a uma ignorância da necessidade de períodos de descanso e reflexão.

A falta de alinhamento com as estações do ano é uma fonte de desequilíbrio Quando não existir este alinhamento, perde-se a oportunidade de aproveitar ao máximo as energias e estímulos naturais que cada estação oferece. Essa falta de alinhamento resulta em desequilíbrio físico, mental e emocional, levando a uma vida mais desgastante, stressante em que se perde com frequência a noção de propósito.

A falta de alinhamento com as estações do ano cria a perca da oportunidade de viver em harmonia com o mundo e nutrir-se com os seus ciclos.

Com criar alinhamento com as estações do ano no dia a dia:

Consumir alimentos sazonais e locais: Ao consumir alimentos frescos e na sua época de colheita, pode conectar-se com as estações do ano e desfrutar de alimentos mais saborosos e nutritivos. Esta prática é mais sustentável, pois reduz a necessidade de transporte de longas distâncias e suporta o comércio local.

Observar e apreciar as mudanças na natureza: Ao reservar um tempo para observar e apreciar as mudanças na natureza ao seu redor, pode encontrar tranquilidade e inspiração no seu dia a dia. Caminhadas em parques, visitas a jardins botânicos e momentos de contemplação permitem-lhe reconetar-se com a natureza e aproveitar ao máximo cada estação.

Adaptar as atividades físicas de acordo com as estações: O clima e a temperatura de cada estação afetam nosso corpo e energia de diferentes maneiras. Ao adaptar as suas práticas de fortalecimento interno de acordo com essas mudanças, ajustando a intensidade e ritmo pode aproveitando os benefícios de cada estação e tirar o máximo proveito das mesmas.

Criar momentos de reflexão e planeamento em cada estação: Cada estação marca um novo ciclo e uma oportunidade para refletirmos sobre nossas vidas, definir metas e fazer planos. Ao reservar momentos em cada estação para interiorizar, avaliar objetivos e considerar o que deseja alcançar, e com o tempo, pode criar uma conexão mais profunda, aproveitar ao máximo cada estação e fazer uma melhor gestão da sua energia física e emocional.

Aproveitar as energias e estímulos naturais de cada estação: Cada estação traz consigo estímulos únicos. Ao alinhar-se com essas energias, pode praticar atividades que estejam em sintonia com cada estação, como traçar um plano onde investe a sua criatividade pra criar intenções saudáveis para o ano na primavera, conectar e expandir no verão, momentos de gratidão e de organização no outono e auto cuidado e contacto com o que para si é essencial no inverno.

Integrar o alinhamento com as estações do ano na sua vida diária pode trazer uma conexão mais profunda com a natureza e consigo.

Inclua na sua rotina tempo para refletir, adaptar suas atividades e aproveitar as intenções que cada estação lhe pede.

Viver em harmonia com as estações do ano e desfrute de uma vida mais equilibrada e significativa.

Partilhe abaixo o que nesta estação é importante para si, para criar equilíbrio e sustentabilidade na sua vida.

 

Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.